29 de novembro de 2013

O filme mais simples de Fernando Meirelles: "360"


Este filme, inspirado na clássica peça de Arthur Schnitzler chamada "La Ronde", conta várias histórias passadas em várias partes do mundo que acabam cruzando uma com a outra de maneiras bem inesperadas. Com seis línguas e quatro países diferentes, a gente pode imaginar que a história fique complicada e acabe perdendo o sentido, mas o que acontece é justamente o contrário. Quanto mais as histórias se encontram, mais você começa a entrar naquele universo e refletir sobre cada história de cada personagem.

O que me chamou atenção logo de cara foi o diretor Fernando Meirelles, e depois de começar a pesquisar, soube que atores como Anthony Hopkins, Rachel Weisz, Jude Law, Maria Flor, Juliano Cazarré e Ben Foster faziam parte do filme, fiquei curiosíssima e fui correndo assistir.

Não me arrependi. O filme é bem simples e a forma como as histórias são apresentadas é bem sutil. Além de que a fotografia e trilha sonoras são lindas. A presença de atores nativos falando sua língua nativa em cada país me encantou muito. Além de músicas em várias línguas diferentes! As histórias começam até bem distantes uma da outra, aí você começa a ver que o personagem do Jude Law na verdade, é casado com a personagem da Rachel Weisz que tem um caso com o personagem do Juliano Cazarré e assim vai... Você pensa: "Nossa, isso vai dar um nó na minha cabeça!", mas não!!! As histórias começam a se desenrolar e então elas te pegam. Te fazem refletir sobre cada uma, te fazem sentir a leveza de cada uma, sabem? Como cada pequena decisão pode levar sua vida por muitos caminhos, como o poder de cada escolha pode influenciar a sua vida inteira e como temos uma vida muito curta para desperdiça-la.

Eu gostaria que alguns personagens tivessem sido mais aproveitados, mas o caso é de que esse filme é um conjunto de histórias, sem protagonistas. No fim, cada um acabou me encantando e o desfecho foi lindo. Pelo menos, na minha humilde opinião.

Recomendo sempre. O filme foi do ano passado e foi indicado pelo London Film Festival como Melhor Filme. Mas vá com o espírito calmo, sem pressa e sem ansiedade. O filme vai conseguir te envolver de uma forma que você poderia não esperar. Sem contar que senti muito orgulho de ver dois brasileiros atuando com feras do cinema internacional e dando um show de atuação!

Algumas frases do filme que gostei muito:
"Um sábio disse uma vez, se existe uma bifurcação na estrada, siga-a. Ele só esqueceu de avisar que caminho escolher"

"Vivemos apenas uma vez. Quantas chances ainda temos?"

"Talvez um dia, as bifurcações que pegamos e aquelas outras tomadas antes das nossas, nos levem a juntar-nos outra vez..."


E aqui vai o trailer, deem uma olhadinha:


Me digam se gostaram!

Nenhum comentário:

Postar um comentário